domingo, 30 de outubro de 2011

Pacha - Uma empresa que vivenciou as 3 eras

Escolhemos como modelo para ilustrar como um empresa passou pelas 3 eras, web 0.0, web1.0 e web 2.0, a rede de casas noturnas Pacha.

Web 0.0
A abertura da casa foi em 1967 em Ibiza. Inicialmente era uma casa noturna como outra qualquer em Ibiza, não havia integração com o público, o foco estava na boate.

Web 1.0
A casa começou a expandir, procurou melhorar sua qualidade acústica, a sua programação passou a ser divulgada na web, além disso suas atrações começaram a se diferenciar das demais por trazer para a casa os DJs mais conceituados no cenário mundial.

Web 2.0
A rede começou um processo de expansão mundial, franquias foram abertas em locais como Nova York, Madri, Buenos Aires, Búzios, Florianopolis, São Paulo...
Dessa forma, a marca oferecia a possibilidade de vivenciar a experiência de frequentar a casa sem que os clientes precisassem ir a Ibiza, para isso, todas as casas da franquia possuem um alto padrão de qualidade.
Para cada localidade um site foi criado para divulgar a programação, como chegar ao local, fazer reservas e ainda é possível ouvir online as músicas que tocam na casa.
Várias comunidades foram criadas no facebook e twitter aumentando a interatividade com os clientes.
Para aumentar ainda mais informações sobre a casa por clientes, há ainda a Pacha Magazine, publicada mensalmente de maio a setembro, com novidades da casa, informações sobre músicos, fotos de eventos, para quem desejar, existe a revista na forma on-line que pode ser baixada no formato pdf.

2 comentários:

  1. É impressionante como a divulgação por meio de software sociais pode impulsionar o crescimento de uma empresa.

    A relação com redes sociais e essa aproximação com o cliente faz com que a empresa seja destaque no ramo, por estar tão próxima, virtualmente, do cliente.

    ResponderExcluir
  2. Na história da rede de casas noturnas Pacha é possível visualizar de forma nítida sua participação em cada um dos estágios de evolução tecnológica.

    As vantagens dessa evolução, principalmente no estágio 2.0, são claras. Através da participação da Pacha em redes sociais como Facebook e Twitter , a empresa abre canais de comunicação diretos com os seus clientes e se aproxima dos mesmos.

    ResponderExcluir