domingo, 30 de outubro de 2011

Modelo de Negócios de uma empresa 2.0

Este é um modelo de negócios de uma empresa do ramo de churrasco que oferece o serviço para pessoas ou empresas que queiram organizar um churrasco sem se preocupar com compra de carnes, contratação de churrasqueiros e garçons.


Proposição de valores
Atrair clientes interessados em organizar um churrasco para amigos ou mesmo uma empresa que deseja organizar um churrasco para funcionários ou clientes, oferecendo carnes nobres, bebidas, churrasqueiro e garçons.
Clientes alvo
Pessoas ou empresas que estejam interessadas no serviço, mas que não queiram se preocupar com a organização completa do evento.
Canais de distribuição
Site da empresa na Web
Facebook e twitter da empresa
Sites de compra coletiva.
Relações com clientes
No site da empresa, através e-mail de contato para sugestões
no facebook e também no twitter
além de um questionário que pode ser respondido no site após a realização de cada evento.
Configuração do valores
Postagem constante das novidades nas redes sociais
Responder às dúvidas dos clientes e procurar atender suas necessidades
Avaliar os questionários respondidos após cada evento
Rede de parceiros
Açougues, distribuidoras de bebidas, supermercados, empresas especializadas em aluguel de espaços para festas, empresas especializadas em aluguel de materiais para festas
Capacidades essenciais
Realizar enquetes de interesse dos clientes
Incentivar a divulgação dos serviços contratados
Capacidade de elaborar o churrasco e organizar o evento

Fluxos de rendimento
Faturamento na organização de eventos
Porcentagem do lucro dos parceiros de aluguel de espaços e materiais
Estrutura de custos
Arrecadação com a organização do evento. Despesas com os custos operacionais, como carnes, temperos, funcionários e com a manutenção do site da empresa.


Modelo de negócios:


3 comentários:

  1. Ao meu ver, trata-se de uma empresa bastante ingajada na era 2.0. Entretanto, vejo que grande deve ser a dificuldade em manter essa interatividade com o cliente, haja vista parecer (posso ter entendido errado) não ser obrigatório o contato do cliente com o meio digital para a contratação dos serviços, o que pode dificultar que este conheça essa face social da empresa.
    Uma sugestão para auxiliar nessa inclusão dos clientes em geral é usar a web como ferramenta obrigatória para a prestação de serviço, (seja para preenchimento de cadastro, emissão de boletos, solicitação de serviços, etc.), permitindo aos clientes acesso à informação dos serviços online que a empresa oferece.

    ResponderExcluir
  2. Essa empresa realmente compreendeu o que é "ser 2.0", fazendo essa interação tão boa com o cliente. O contato via redes sociais acaba se tornando algo muito pessoal para o cliente, que cria uma relação quase que íntima com a empresa, e assim passa a promover seu crescimento e contribuir com sugestões.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que esta empresa é um exemplo de empresa da era 2.0. A utilização de redes sociais cria canais de comunicação diretos com os clientes, fazendo com que o mesmo se envolva no processo de crescimento da empresa.

    ResponderExcluir