terça-feira, 13 de setembro de 2011

Podcast

9 comentários:

  1. Podcasts e videocasts geralmente são colocados como conteúdo de entretenimento da web. Hoje, temos muitos produtores de vídeo pra internet que apenas publicam brincadeiras, piadas e bobagens em geral, talvez em busca de uma certa fama e repercussão que a internet pode oferecer. Diante da explosão de produções desse tipo, é possível também obter informações sérias? Existem autores que produzem críticas sociais, informações científicas e de educação em geral? Comentem

    ResponderExcluir
  2. Apesar da explosão de produções independentes e pouco sérias é sim possível obter informações relevantes. A rádio CBN por exemplo mantém um Podcast, onde você pode ouvir as notícias do dia e a opinião dos radialistas. Em relação à educação, existem diversos estudos sobre como a utilização de podcasts pode ser interessante para o aprendizado da geração da internet, que não vê o atual método de ensino, que baseia-se em aulas presenciais e o uso do papel, como uma ferramenta interessante, visto que a informação propaga muito mais rapidamente.

    ResponderExcluir
  3. Como qualquer pessoa tem acesso à internet fica difícil controlar as informações que circulam na rede. Do mesmo modo que temos muita bobagem temos também muita coisa útil.
    Como exemplo temos a Educartis (www.educartis.com) que trabalha com educação à distância que usa o podcast como uma ferramenta de interatividade. Nos EUA também temos exemplos como as universidades de Berkeley e Stanford que oferecem cursos completos via podcast.

    ResponderExcluir
  4. Nos dias atuais, os podcasts e videocasts tem tomado uma proporção bem grande da mídia virtual. Com o tempo, mais e mais pessoas tem vindo usando este tipo de ferramenta e difundindo ainda mais a informação. Diante destas formas de difundir o conhecimento, vocês acreditam que elas podem mudar o modo como a educação é vista hoje? Vocês acreditam que esta mudança, caso ocorra, seja para melhor ou pior?

    ResponderExcluir
  5. Com os exemplos do Samuel e do Caio, pode-se notar que o podcast vem sendo utilizado para notícia e educação no exterior. Mas, não precisamos ir tão longe para citarmos casos. No âmbito da política nacional, mesmo que em uma escala bem menor, este artifício já vem sendo utilizado. Como por exemplo, o governo de São Paulo que utiliza podcast como um meio de divulgação de notícias relacionadas às suas atividades (http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/audios.php).

    ResponderExcluir
  6. Temos observado cada vez mais o uso da internet como meio de disseminação de conhecimento, sendo ela de origem confiável ou até mesmo de origem mentirosa, ou apenas especulativa.
    Seria viável a criação de uma central de distribuição de credibilidade aos Podcasts que estão sendo usados na educação?

    ResponderExcluir
  7. Breno, não acredito que haja uma mudança de paradigma, onde o proncipal meio de difusão di conhecimento se torne o podcast, ou até mesmo o videocast. Porém acredito que estas ferramentas sejam de grande ajuda na complementação do ensino. Considerando a hipótese de que esta mudança ocorra, creio que iria piorar a qualidade do ensino, pois diminuiria o dinamismo do aprendizado, visto que, caso o aluno tenha uma duvida, ele teria que enviar uma mensagem para o professor e esperar uma resposta ao invés de apenas perguntar.

    ResponderExcluir
  8. Gedeon,
    Creio que seria viavel sim, seria interessante um site colaborativo, nós moldes da wikipedia, voltado a catologar podcasts por assunto. O que falta mesmo é uma iniciativa

    ResponderExcluir
  9. Existe um podcast bastante interessante do Scott Hanselman, onde ele fala principalmente sobre desenvolvimento em .NET (http://www.hanselman.com/blog/). É uma boa pedida para desenvolvedores.
    Uma dúvida que eu tenho à respeito do tema é se, por acaso, existe um grande portal de podcasts assim como existe o Youtube para vídeos. Seria bem interessante se existisse.

    ResponderExcluir